You are currently viewing Como cuidar de semijoias: 5 dicas essenciais
Porta-joias representando os cuidados com as semijoias

Como cuidar de semijoias: 5 dicas essenciais

Saber como cuidar de semijoias é fundamental para que esses acessórios durem mais e possam ser usados por muito tempo em diferentes looks.

Apesar de parecer um assunto óbvio, nem todos realmente sabem sobre os cuidados que é preciso ter para que as semijoias não percam seu brilho.

Pensando nisso, escrevemos este artigo dando cinco dicas sobre como cuidar das suas semijoias corretamente.

Dica 1: Mantenha longe de produtos químicos

As semijoias não são como as jóias. Por isso, para evitar que elas percam o seu brilho ou descasquem, é fundamental não expô-las a substâncias químicas.

O ideal é passar o seu perfume e os seus hidratantes de pele e esperar um tempo. Apenas depois é que você deve colocá-las em você.

Outro cuidado importante é evitar utilizar produtos de limpeza comuns, justamente por causa da química encontrada neles, que podem causar danos aos acessórios.

Dica 2: Evite ir a praia usando semijoias

Saber onde você pode e onde você não pode utilizar os seus amados acessórios pode ser fundamental para que eles se mantenham bonitos.

Portanto, para cuidar de semijoias lembre-se de evitar usá-las principalmente nas praias, pois a areia pode riscar e a maresia causar oxidação nos acessórios.

Sem contar que além da areia e da maresia, há também um outro fator com o qual é preciso se atentar bastante: o suor.

Quando estamos movimentando o nosso corpo, ainda mais na praia, a tendência é que nós comecemos a suar. Quando o suor entra em contato com acessórios, ele os oxida.

Inclusive, pode ser interessante se lembrar de não fazer exercícios físicos usando suas semijoias, pois além do perigo delas caírem no chão, há o problema do suor.

Dica 3: Cuidar de semijoias é com flanela, água e sabão neutro

A limpeza dos acessórios é fundamental para que eles tenham uma maior durabilidade e não desgastam tão rapidamente.

Para cuidar de semijoias você deve fazer uso de um pano de flanela, que é mais macio e serve para lustrar os acessórios depois do uso.

No entanto, apenas a lustração não será o suficiente. Eventualmente será necessário uma limpeza mais profunda. E para isso você deve usar água e sabão neutro.

O sabão neutro não possui os químicos dos sabões comuns e a água é um agente natural de limpeza, contanto que as semijoias sejam bem secas depois.

Dica 4: Guarde bem os seus acessórios

Por fim, a dica final sobre como cuidar de semijoias, e uma das mais importantes: escolha bem o local onde você irá guardá-las.

O local ideal deve seguir as seguintes recomendações:

  • Ser bem arejado;
  • Limpo e seco, para ficar protegido contra umidade;
  • Resguardado da luz do sol.

Importante destacar que tanto a umidade quanto os raios do sol podem ser um problema na hora de cuidar de semijoias, assim como as substâncias químicas também são.

Se possível, guarde cada semijoia de forma separada, sem permitir que elas se misturem. Uma alternativa é usar as embalagens originais das peças ou saquinhos de veludo.

Se você puder colocá-las em gavetas diferentes, com uma certa distância entre elas, é o ideal. Você também pode usar um porta-jóias

Dica 5: Para cuidar de semijoias tome cuidado com quedas

Uma das piores coisas que pode acontecer a uma semijoia é uma queda indesejada. Justamente por isso é tão importante guardá-las bem.

Quedas, por sua vez, podem causar arranhões na peça ou mesmo quebrar os seus cristais e pedras. E, infelizmente, no caso das pedras quebrarem, não existe conserto.

Agora fala pra Lu! Gostou desse conteúdo? Aprendeu a como cuidar de semijoias? Então não deixe de acompanhar o Blog da Lu, postamos conteúdo novo todas as semanas.

Deixe um comentário