You are currently viewing O que são semijoias: você conhece esses acessórios?
Imagem ilustrando o que são semijoias

O que são semijoias: você conhece esses acessórios?

Há muitos tipos de acessórios que nós podemos usar para compor diferentes looks. Dentre estes acessórios, temos as “semijoias”. Aliás, você sabe o que são semijoias?

O fato é que esses acessórios podem ser encontradas em toda sorte de características, da mesma forma que as jóias e bijuterias, mas há diferenças entre elas. 

Neste artigo decidimos escrever a respeito desses objetos que são tão visados pelas mulheres na hora de criar combinações incríveis de roupas e acessórios.

O que são semijoias?

Para explicar o que são semijoias, primeiro é necessário definir o que elas não são: semijoias não são jóias e nem bijuterias.

Esses acessórios se encontram em uma classificação intermediária, sendo superiores às bijuterias, mas ainda um pouco inferiores às joias reais.

Diferente de bijuterias, no entanto, semijoias possuem uma qualidade muito superior, e uma pessoa desavisada ou sem conhecimento pode até confundir ambas.

Características de uma semijoia

Para entender o que são semijoias, vamos começar pela sua composição. De maneira geral, elas são feitas de latão, podendo conter camadas de: 

  • Bronze;
  • Cobre;
  • Níquel;
  • Paládio

Para que o processo seja completado, ao final as elas podem ser banhadas ou folheadas, dois processos diferentes que afetam a qualidade do acessório.

Também é importante destacar que semijoias são produzidas em massa, portanto, não possuem a mesma exclusividade encontrada em joias reais. 

No entanto, isso não significa que as elas não tenham uma grande qualidade. E apesar de não serem tão exclusivas, é possível achá-las em diferentes modelos e cores.

Inclusive, é importante destacar que a maioria desses acessórios são cravejadas com pedras preciosas como, por exemplo, a zircônia

Você sabia que a Lu Acessórios trabalha com semijoias cravejadas em zircônia e cristais com um ano de garantia?

Por fim, diferente das bijuterias, semijoias de qualidade são hipoalergênicas, o que significa que elas dificilmente irão causar reações alérgicas.

Tipos de semijoias

Quem conhece um pouco do mercado e sabe o que são semijoias, já se deparou com os termos “banhado” e “folheado”, que classificam os tipos diferentes desses acessórios. Vamos vê-los.

Folheadas

Semijoias folheadas passam pelo processo chamado de chapeamento, que consiste na prensa de uma folha fina de metal sobre os acessórios. 

Essa prensa, por sua vez, é feita de forma que não seja possível deslocá-la ou perceber o resultado da colagem a olho nu.

Banhadas

O processo das semijoias banhadas, por outro lado, é mais complexo, isso porque elas são de fato banhadas em um processo chamado de galvanoplastia, em ouro ou ródio.

Esse banho é feito de forma intensa. A submersão das das peças nesses metais nobres é um processo demorado, justamente para conseguir garantir a sua qualidade.

Vale ressaltar que quanto maior for a espessura do banho, maior será a qualidade e durabilidade da semijoia. No entanto, isso é uma decisão de cada fabricante. 

Razões para investir em semijoias

Todas as pessoas querem um pouco de exclusividade. Só que esse desejo geralmente vem acompanhado de uma barreira de entrada financeira muito alta, como é o caso das joias.

Por outro lado, pensar apenas na economia, muitas vezes pode ser uma decisão precipitada, que pode gerar custos futuros, que é o caso das bijuterias.

Portanto, temos as seguintes conclusões: 

  • Jóias são acessórios muito caros e pouco acessíveis;
  • Bijuterias tem pouca durabilidade e podem causar alergias.

Convenhamos que ninguém quer ter que pagar com a sua própria saúde só para ter um bom look, não é? E é justamente por isso que esses acessórios são uma boa solução.

Isso porque além de serem acessórios bonitos que combinam com diferentes looks, elas também entregam uma qualidade superior e um preço acessível.

Em conclusão, se você procura o melhor custo-benefício em acessórios e sabe o que são semijoias, então aposte que esse é o melhor investimento que você poderia fazer.

Agora que você já entende o que são semijoias, porque você não dá uma olhada nas semijoias da Lu Acessórios? 🙂 

Deixe um comentário