You are currently viewing Prata 925: Veja 6 curiosidades sobre ela!
Prata 925

Prata 925: Veja 6 curiosidades sobre ela!

Hoje nós iremos falar sobre a prata 925. Você já ouviu falar nela? Trata-se de um material usado para a confecção de joias e que confere muita qualidade às peças.

Inclusive, o catálogo da Lu Acessórios logo terá novidades com joias feitas com essa prata. Caso tenha interesse, basta fazer o pré-cadastro com as nossas consultoras.

Agora que você já sabe da novidade, veja as principais curiosidades sobre a prata 925 e porque os acessórios feitos com elas são opções tão interessantes.

Curiosidade 1: A origem do nome prata 925

Esse material que a Lu escolheu para compor os nossos novos acessórios recebe esse nome por conta da porcentagem de elementos da sua composição.

No caso, a Prata 925 é um tipo de prata de alta qualidade composto então, de 92,5% de prata pura. Isso confere aos acessórios mais durabilidade e facilidade de cuidado.

Curiosidade 2: É uma prata de lei

Prata de lei? Sim. A razão disso se deve ao fato de que no século XV, o rei de Portugal, Dom Afonso II, quis assim regularizar a composição química das misturas de prata.

Para fazer isso, ele criou uma lei que dizia que toda mistura de prata deveria ser composta no mínimo com 80% de prata pura. Quem desobedecesse sofreria punições severas.

Como nós já dissemos, a prata 925 tem esse nome por ser composta de 92,5% de prata pura. O resto da composição é feita com materiais menos nobres, tal como o cobre.

Curiosidade 3: Mais resistente as ações do tempo

Um dos grandes problemas da prata é que, com o tempo, ela pode acabar ganhando o aspecto de velha. Isso acontece, inclusive, com a prata 950.

A prata 950, como você deve imaginar, é composta de 95% de prata pura. Apesar de isso parecer melhor, na realidade faz com que as peças sejam mais sujeitas às ações do tempo.

Já a prata 925, por ter um teor maior de outros tipos de materiais, acaba ganhando uma resistência maior, ainda mais se for bem cuidada.

Curiosidade 4: A prata 925 é hipoalergênica

Um dos grandes medos da maioria das pessoas quando elas decidem fazer uso de acessórios é a respeito, portanto, de reações alérgicas.

Esse, por sorte, não é um problema da prata 925. Na realidade, joias em geral não causam qualquer tipo de alergia. Isso é algo mais comum com bijuterias.

Na realidade, a prata 925 é tão segura para o contato com a pele que ela é constantemente utilizada na composição de piercings.

Curiosidade 5: Tem um valor mais acessível

Diferente de outros metais nobres, a Prata 925 tem um valor mais acessível. Isso ocorre graças ao fato de que ela é encontrada em maior abundância na natureza.

Inclusive, você sabia que a maior pedra de prata foi encontrada em Cobalt, no Canadá e pesava 744 quilos? O maior produtor de prata, no entanto, é o México.

Claro, por ser um metal nobre, ela ainda possui todas as vantagens desse tipo de material, sendo assim portanto muito mais durável e não sofrendo com enferrujamento.

Curiosidade 6: O escurecimento da Prata 925

Esse tipo de prata pode acabar escurecendo com o tempo e isso é consequência de diversos fatores, dentre eles o suor, o uso de perfumes e cosméticos. Cuide bem deles!

A tonalidade mais escurecida que a prata pode apresentar na maioria das vezes, entretanto, pode estar mais relacionada com sujeira. Vale lembrar que a prata 925 escurece menos que a prata 950.

Pronto, chegamos ao fim do conteúdo! Agora conta pra gente. Gostou de saber sobre a prata 925? Ansiosa pelas novas joias da Lu Acessórios? Então siga a gente no Instagram para ficar a par das novidades. 

Deixe um comentário