You are currently viewing Black Friday: saiba tudo sobre essa data!
Black Friday

Black Friday: saiba tudo sobre essa data!

Poucas datas movimentam tanto o comércio mundial quanto a Black Friday. Talvez, ela perca apenas para a euforia e a tradição do natal.

Em todo caso, nesse dia e nos dias antecedentes, podemos observar todo o comércio se debruçando em descontos incríveis e únicos que raramente se repetem.

Por isso que hoje, a Lu resolveu falar um pouco sobre essa data tão importante e da qual também estamos participando com o nosso catálogo online. Vamos lá?

Breve história da Black Friday

A Black Friday teve início nos Estados Unidos, no entanto, não se sabe muito bem qual é a sua real história de origem. Há pelo menos dois relatos distintos sobre como ela surgiu:

  • Durante a corrida do ouro no século XIX quando dois bancos quebraram em uma sexta-feira, que ficou conhecida como a sexta-feira negra;
  • Nos anos 60 na Filadélfia, quando um grande engarrafamento em uma sexta-feira deu aos lojistas a oportunidade de vender a quem estivesse no trânsito.

Em ambas as histórias, houve um desbalanceamento de preços no comércio local completamente atípico e que, eventualmente, tornou-se uma tradição.

Por outro lado, a Black Friday ocorre antes do dia de ação de graças, que é o último feriado antes do natal americano, definido por Roosevelt na quarta quinta-feira de Novembro.

Mas vale pontuar que a data como a conhecemos, desenvolveu-se dos anos 80 para cá, quando as lojas dos EUA passaram a usá-la como artifício de propaganda.

Black Friday no Brasil

Seja qual for a origem do conceito de Black Friday, a comemoração só aterrissou no Brasil no ano de 2011, graças ao portal Busca Descontos.

Nessa época a comemoração foi totalmente online, reunindo 50 lojas de e-commerce que se juntaram para oferecer grandes descontos.

De lá para cá, todavia, a data cresceu bastante. Para se ter uma ideia, veja alguns dados:

  • 2013: mais de 770 milhões de reais movimentados no mercado online;
  • 2014: 1,2 bilhões de de reais movimentados no mercado online;
  • 2019: 3,2 bilhões de reais no varejo online.

Se considerarmos as lojas físicas que também participam, esses números crescem ainda mais. Conclusão: a cada ano a Black Friday se torna mais importante no Brasil.

O mercado de semijoias

No mercado das semijoias, não é diferente, sendo a Black Friday uma ótima oportunidade para comprar ou começar a revender semijoias.

Para se ter uma ideia, a estimativa é de que haja algo em torno de 3300 empresas de semijoias e bijuterias que todos os anos faturam por volta de 600 milhões de reais.

Todavia, o Brasil ainda é um mercado com muito potencial de crescimento no segmento, e que vem expandindo a uma média de 5% ano.

Vale ressaltar que também exportamos os nossos produtos para fora do Brasil, sendo que por volta de 70% deles vai para os Estados Unidos, Canadá e Alemanha.

Segundo dados da Mckinsey, no mundo todo foram comercializados mais de 250 bilhões de dólares em 2020 nesse tipo de produto.

No caso do Brasil, especialistas apontam que o crescimento do setor se dá graças à criatividade dos fabricantes em criar peças diferenciadas.

Black Friday da Lu Acessórios

Agora que você já entendeu sobre essa data tão importante, você sabia que a Lu Acessórios também vai participar? Isso mesmo! 

São por volta de 50 produtos do nosso catálogo online com descontos de 50%. Mas lembre-se, nossa Black Friday é só nos dias 24, 25 e 26 de Novembro.

Pronto, chegamos ao fim. Agora fala pra Lu! O que você achou deste conteúdo? Se tiver gostado, não deixe de pôr o blog da Lu nos seus favoritos, postamos conteúdo novo todas as terças! 

Deixe um comentário