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Dia das mães: Guia Completo de Vendas

O Dia das Mães trás uma novidade no Blog da Lu: um Guia Completo de Vendas para você adaptar para o seu negócio e lucrar muito mais o ano inteiro!

Quais as expectativas de vendas para 2022?

Em 2022 o Dia das Mães será comemorado no dia 8 de maio, depois do Natal essa data é a mais importante para o comércio e varejo em geral. 

Nos últimos dois anos o isolamento social causado pela pandemia fez com que os encontros familiares e a compra de presentes diminuíssem consideravelmente. 

Com o avanço da vacinação e flexibilização das regras, as expectativas para as vendas neste ano são promissoras.

De acordo com pesquisa realizada pelo Behup, 76% dos entrevistados têm a intenção de comprar algum item para a data, para termos uma ideia, esse índice de intenção de compra era de 59% no ano anterior.

O faturamento do e-commerce com os Dia das Mães em 2021 foi de R$6,4 bilhões, com um ticket médio de R$476,20, dados esses extraídos da pesquisa realizada pela AllIn.

Diante de um cenário promissor não podemos contar apenas com o acaso para vender mais, é preciso ter um planejamento detalhado e ações concretas dentro do seu negócio.

E para te ajudar, a Lu trás um Guia Completo de Vendas para o Dia das Mães.

Confira o passo a passo:

Se prepare para o aumento da demanda

As semijoias e outros acessórios estão entre os 10 itens mais procurados para compra. 

Apesar disso, pode acontecer de o estoque de semijoias acabar antes de toda demanda ser atendida de forma adequada, o que significa que vendas foram perdidas por falta de planejamento.

Estruture seu estoque levando em conta o histórico de vendas do anos anteriores:

  • Quais foram as peças mais procuradas ?
  • Qual acessório teve um aumento repentino na procura?
  • Quais peças tiveram pouca procura?

Responda essas perguntas para planejar seu estoque e não perca mais vendas.

Divulgue suas promoções

Tanto faz se o seu negócio é físico ou não, é muito importante que ao menor contato que seu potencial cliente tenha com você, ele seja impactado por um aviso da sua campanha de Dia das Mães.

Os canais de divulgação podem ser:

Além disso, temos um conteúdo super educativo que vai te ensinar a transformar o WhatsApp em um canal de vendas.

Conheça sua persona

A persona é o termo usado para designar o cliente ideal.

 Saber quem é a persona da sua empresa é muito importante para qualquer negócio, só assim você pode comunicar seus produtos e serviços para as pessoas certas.

Vamos analisar de forma breve como se dá a construção da persona:

  • Gênero
  • Faixa etária
  • Classe social
  • Parentalidade
  • Hábitos de vida
  • Principal dor

Sendo assim, podemos dizer que a persona do Dia das Mães são mulheres com filhos?

Não.

As mulheres com filhos serão presenteadas, entretanto, quem irá comprar os presentes são outras pessoas da família: noras, genros, filhos, cônjuges e etc. Ou seja, é com essas pessoas que sua empresa deve focar na hora das vendas.

Monte kits personlizados.

Assim como vemos nas compras de Natal, muitas pessoas deixam o presente do Dia das Mães para a última hora.

Ao passo que isso causa uma correria às lojas físicas e virtuais para garantir o presente há tempo.

E como você pode ajudar sua persona que está com pressa?

Poupe o tempo dele, apresentando um kit personalizado de semijoias.

Por exemplo: o kit pode conter 1 par de brincos, 1 corrente e um anel. Garanta uma embalagem atrativa para o presente com um cartão com espaço para dedicatória.

Pronto! sua persona vai sair com o presente em mãos e com uma experiência de compra encantadora.

Excelência no atendimento

Todos os seus esforços feitos até aqui para aumentar suas vendas de semijoias serão em vão se o atendimento ao seu cliente for ineficiente, em outras palavras: você estará perdendo dinheiro.

O bom atendimento não se resume a responder “rápido” o potencial cliente, embora seja uma característica indispensável.

Nesse sentido, as boas práticas de atendimento recomendam algumas diretrizes:

  • Facilidade de pagamento (boleto, Pix, cartão e parcelamento)
  • Transparência nas informações (garantia, frete, prazos e descontos)
  • Possibilidade de atendimento multicanal (e-mail, telefone, WhatsApp, redes sociais)
  • Conhecimento profundo do produto.

E agora? se sente mais preparado para aumentar suas vendas com semijoias?

Esperamos que sim. Conte para nós o que achou do Guia e não perca os os próximos conteúdos. 🙂

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