Você está visualizando atualmente Milésimos do banho: o que são e a relação com o banho de semijoias

Milésimos do banho: o que são e a relação com o banho de semijoias

Quando falamos de semijoias, um tema que causa sempre discussão e muita dúvida diz respeito aos milésimos do banho em semijoias. Em geral, é um dos principais processos envolvendo a confecção e manutenção das peças.

Em outras palavras, independente dos tipos de banho em semijoias, o objetivo principal dessa fase é trazer para a semijoia todo o visual que encaramos no momento de compra. Com isso, é de extrema importância conhecer sobre cada um deles, principalmente para conseguir entender qual seria o seu gosto ideal.

Dentro desse processo de banho, existe o chamado milésimo do banho, característica fundamental para qualquer peça e que deve ser considerada na hora da compra, como uma informação crucial dada pela loja em questão.

Apesar de ser muitas vezes negligenciado, conhecer o tipo de banho de uma semijoia é primordial para saber qual produto está sendo comprado. Por exemplo, dependendo do banho, o valor da peça pode variar e muito, sendo uma diferença significativa.

 

O que são milésimos do banho?

De uma maneira bastante direta, o milésimo de ouro de um banho nas semijoias vão tratar sobre sua durabilidade. Ou seja, quanto maior, mais durável aquela peça vai ser para o cliente. 

Por conta disso, muitas vezes o cliente escolhe a peça com base na sua definição de milésimos, exatamente pensando na sua duração. Nesse caso, os valores também sobem de acordo com essa quantidade escolhida.

Normalmente, as peças com 1 a 2 milésimos são consideradas como sendo de baixa durabilidade, enquanto as peças de 5 a 10 milésimos são taxadas como ótima e excelente durabilidade. 

Em nosso processo, trabalhamos com milésimos bem definidos para todos os tipos de banho, sendo de 5 milésimos para brincos, 7 milésimos para colar e 10 milésimos para anel. Com isso, você já sabe desde o início como sua peça deve ficar ao final do processo.

3 tipos de banho em semijoias

Atualmente, são quatro os principais tipos realizados, tendo cada um deles suas peculiaridades e sendo bem representativo para o cliente, com características únicas. Sabendo disso, vamos tratar um pouco mais sobre cada um deles.

Ouro

Sendo as peças mais queridinhas pela grande maioria do público, o banho de ouro é um dos mais presentes na lista de tipos de banho em semijoias. Na prática, essa predominância se dá principalmente pela sua resistência, com destaque para a resistência contra a corrosão.

Por ser um dos problemas mais comuns, é a razão principal para ser tão popular e conhecido. Geralmente, as empresas que realizam o banho de ouro utilizam tecnologias de ponta, principalmente para deixar o par de peças similar.

Prata

O banho de prata é talvez o principal visto hoje em dia no mercado, e muito disso graças ao seu custo-benefício, infinitamente melhor que o banho de ouro. Além disso, o banho de prata é considerado o grande representante das semijoias, sendo a cor principal do produto.

O uso da prata também se justifica para recuperação de peças que estejam com indícios de escurecimento. Afinal, sabemos que as semijoias possuem esse risco, principalmente quando entram em contato com suor, perfumes, entre outros.

Por isso, é um banho bastante versátil, principalmente se considerar que pode ser usado tanto para criação quanto para manutenção de um número incontável de peças.

Ródio

Sendo o principal concorrente da prata, o ródio aparece como uma excelente alternativa, se pensar no seu custo-benefício. Apesar de ser um pouco mais alto, sua durabilidade justifica o valor em pouco tempo.

O ródio é ideal para manter o aspecto natural das peças, ao contrário da prata, que necessita de uma limpeza/polimento para manter o brilho.

No caso de peças com baixa qualidade no banho ou com poucos milésimos (poucas camadas), o ródio pode sair aos poucos por conta do contato direto com a pele, perfume, álcool, água do mar, piscina ou qualquer outro produto químico ou abrasivo, sendo necessário um novo banho para voltar ao aspecto correto. Por isso, este é um ponto a se considerar antes da escolha, pense no uso diário e na necessidade de refazer o processo.

Então, agora que você já conhece sobre os milésimos do banho em semijoias, qual deles você mais gostou e qual chama mais atenção? 

Para saber mais sobre semijoias, acessórios e beleza, acesse nosso blog.

Deixe um comentário