Criar um canal ou grupo no Telegram pode ser uma boa idéia para alavancar seu negócio, por isso a Lu decidiu trazer mais um conteúdo para te ajudar a vender mais.
Qual a diferença entre canal e grupo no Telegram?
Segundo o próprio Telegram, os grupos são voltados para interação e compartilhamento de conteúdo entre famílias, amigos, ou equipes de trabalho menores. Os grupos podem ter até 200 Mil membros (é isso mesmo que você leu!!!). Em contrapartida ao seu principal concorrente, o WhatsApp que permite apenas 256 membros, o Telegram tem ganhado cada vez mais adeptos.
Nos grupos a interação entre os membros é livre: todos podem enviar mensagens, áudios ou fotos.
Por outro lado, os canais no Telegram seguem uma dinâmica diferente: o foco é no compartilhamento de conteúdo com um número bem maior de pessoas, portanto, não há limites de membros para um canal no Telegram.
A interatividade também ocorre de outra forma, sendo assim, somente os administradores podem enviar mensagens ou qualquer tipo de conteúdo nos canais. Cabe aos membros apenas reagir ao conteúdo, geralmente usando algum emoji.
Cada mensagem enviada tem um contador de visualizações, que pode ser visto por todos os membros.
Os administradores do canal podem, eventualmente, habilitar respostas para um determinado conteúdo.
Os canais públicos e privados do Telegram
No Telegram os canais são divididos em duas categorias: público e privado.
Os canais públicos podem ser encontrados por qualquer pessoa, caso o nome do canal seja digitado na barra de pesquisa do Telegram, que é representado por uma lupa. Sendo assim, qualquer pessoa pode ser membro de um canal público.
Por sua vez, os canais privados além de não aparecem na barra de pesquisa, em outras palavras, não aceitam a entrada de qualquer pessoa.
A entrada de novos participantes em um canal privado acontece mediante um link de convite, ou se um administrador faz a inclusão manualmente.
Como criar um grupo ou canal no Telegram
Como você já deve ter percebido, o Telegram é uma ótima ferramenta para a venda de semijoias. Ele tem várias funções que ajudam os empreendedores a divulgar seus produtos de forma rápida e prática.
A Lu trás o passo a passo de para a criação de grupos ou canal no Telegram:
- Baixe o aplicativo do Telegram, disponível para Android e iOS, e na versão web para Mac e Windows.
- Toque no ícone inferior á direita, representado por um lápis.
- Escolha “novo canal” ou “novo grupo”.
- Forneça uma foto de perfil, nome do grupo ou canal e uma breve descrição.
- Defina se o canal é público ou não.
- Adicione no grupo ou canal as pessoas da sua lista de contatos.
3 dicas para vender pelo Telegram
O Telegram tem inúmeros recursos que podem facilitar as vendas de semijoias, entretanto, tenha em mente uma estratégia bem definida antes de começar a usar o aplicativo.
Use bots para automatizar conversas
Os bots (robôs, em inglês) são um dos recursos valiosos do Telegram, os bots permitem automatizar respostas, moderar conversas e até realizar o rastreio de encomendas. Todavia, caso você não conheça, a Lu trás os 15 bots para Telegram.
Faça a divulgação do seu grupo
Os seus clientes precisam saber que o seu grupo no Telegram existe, por isso divulgue em seu site, blog ou redes sociais o link para que seus clientes sejam participantes ativos.
Carrossel no Instagram: aprenda a usar esse formato nas redes sociais.
Crie conteúdo exclusivo
Contudo, não adianta criar o grupo, colocar seus clientes e depois nunca mais aparecer. Defina uma frequência coerente de postagens: podem ser 2 ou 3 vezes por semana.
Assim como enviar várias mensagens ao longo do dia pode ser incômodo para os membros e soar como spam para a plataforma.
Gostou das dicas da Lu? esperamos que sim.
Não perca o conteúdo da próxima semana. 🙂