Você está visualizando atualmente 6 Dicas para gerenciar seu fluxo de caixa

6 Dicas para gerenciar seu fluxo de caixa

Tópicos:

1.Faça sempre um planejamento

2.Esteja preparada para imprevistos

3.Pague despesas regulares no débito automático

4.Não entre em uma guerra de preços

5.Use um bom software de gerenciamento

6.Crie uma cultura de gestão financeira

1.Faça sempre um planejamento

Estamos em uma época em que a falta de planejamento financeiro é um fator que pode gerar muitos prejuízos e frear o crescimento de um negócio.

Por isso, para manter o fluxo de caixa sempre positivo, você precisa em primeiro lugar levantar todas as suas despesas e receitas, atuais e futuras. Isso inclui planos de investimento e expansão.

Depois alinhe esses dados ao seu plano de negócios e os organize pelas seguintes naturezas: operacional, não operacional e investimentos.

Com isso, você poderá criar a chamada projeção de fluxo de caixa, que evidencia uma realidade financeira futura. Essa projeção é um dado de ação muito eficaz, pois permite que o lojista tenha uma ideia de como estarão as suas finanças daqui alguns anos, meses ou semanas.

Dessa forma, então, você poderá aumentar os investimentos, reduzir despesas ou buscar outras fontes de receita.

2.Esteja preparada para imprevistos

A verdade é que dificuldades acontecem. Embora eles sejam difíceis de se prever, é possível torná-las menos comuns com um bom plano.

Todo empresário deve, portanto, fazer uma reserva de lucros para imprevistos. Como acidentes de trabalho, manutenção não planejada de computadores e crises no mercado econômico.

Ele também pode ser chamado de fundo de emergência e deve estar previsto no planejamento orçamentário, com depósitos regulares a partir do fluxo de caixa da empresa.

Essa é, por fim, uma ótima maneira de enfrentar quaisquer imprevistos e evitar a tomada de empréstimos.

3.Pague despesas regulares no débito automático

Ao se programar para pagar despesas mensais no débito automático, tais como água, telefone e energia, você evita de se esquercer da data de pagamento e as terríveis multas por atraso.

Dessa forma, a empresa não sofrerá com os gastos supérfluos. Mas lembre-se de sempre conferir as cobranças do extrato bancário, para ficar atento a cobranças erradas e contestar os valores irreais.

4.Não entre em uma guerra de preços

Embora a disputa por preços gere ganho de vantagens , jamais participe de uma, pois isso poderá prejudicar os seus rendimentos futuros.

O grande problema dessa estratégia é que o preço praticado nem sempre será suficiente para pagar as despesas de produção dos produtos ou serviços, o que pode acarretar problemas na gestão financeira.

5. Use um bom software de gerenciamento

Ao invés de lápis ou canetas, que tal usar os dedos para fazer o controle financeiro da sua empresa? Com o aumento da tecnologia e da mobilidade, bastam alguns cliques para você registrar dados das finanças do seu negócio.

Isso tudo com muita mais rapidez, precisão e segurança, resultando assim, em análises muito melhores.

Entre as várias vantagens que o software oferece, podemos destacar a criação de diversos cenários de projeção de fluxo de caixa, que facilita, por conseguinte, as tomadas de decisão dos gestores.

Todas as informações são guardadas online e podem ser vistas em computadores, smartphones e tablets. Elas também são protegidas, assim, pelas melhores empresas de segurança do mundo.

6. Crie uma cultura de gestão financeira

Em uma empresa, mesmo que sejam usados os melhores softwares e as mais modernas técnicas de planejamento, as metas só são atingidas quando a equipe mostra-se focada. Por isso, é importante que o gestor crie, entre ele e os seus funcionários, uma cultura de gestão financeira.

Atividades, como reuniões, treinamentos e controle diário do fluxo de caixa devem ser rotina, estando sempre na agenda de todos os funcionários. Somente assim a sua loja deixará de ser um negócio que dá lucros às vezes, passando a ser confiável no longo prazo.

Deixe um comentário