Correntes

O significado desta tendência tão em alta

Correntes

O significado desta tendência tão em alta

Correntes – O significado desta tendência tão em alta
No que depender das temporadas, as correntes são a grande aposta da vez. Entenda seus significados e como usar com looks e dicas.

Os desfiles das últimas temporadas deram muita ênfase para as correntes e para 2021 elas permanecem em alta, como demonstrou o desfile virtual da grife Chanel Cruise Collection. É também o que aponta a ferramenta de inteligência artificial Donna, desenvolvida pela empresa catarinense Coleção.Moda.

Coleção Chanel Cruise Collection 2021: Durante o  desfile, uma das modelos vestia cinto trabalhado em camadas com versões mais finas e grossas de corrente, demonstrando assim, que a tendência permanecerá forte para 2021. Confira ainda: Biografia de Coco Chanel e frases famosas da estilista

1.Significado das correntes na Moda
As Correntes podem representar simbolicamente  três aspectos principais:

1. Seguindo a correnteza: neste contexto, trazem à tona significados relacionados a toda a aceleração provocada pela tecnologia e processo de transição tecnológico pelo qual o mundo está passando. Incorporar correntes  no vestuário é como uma espécie de símbolo de que estamos conectado aos novos tempos e movimentos.

2. Comunidade, Rede e Ecossistema: conceitos considerados entre as principais macrotendências para os próximos anos. Se unir em elos, será uma alternativa para enfrentar os desafios de um mundo em crise e transição.

3. Aprisionado: Corrente também pode representar prisão, neste sentido, podemos estar acorrentados em uma forma de pensar que já não funciona mais, o que nos faz ir contra correnteza, e, em muitos aspectos, resistir ao novo.

2.Destrinchando os significados da Corrente
Denise Pitta, idealizadora do Fashion Bubbles e pesquisadora de moda há mais de 20 anos, foi na origem etimológica da palavra Corrente, para, desta forma, entender seus significados e compreender porque elas permanecerão fortes para as próximas estações, inclusive na moda pós-pandemia.

Acompanhe ainda, a Semana de Alta costura de Paris Milano Digital Fashion Week 2020  com tendências para 2021, tanto do masculino, como do feminino.

2.1.Seguindo a correnteza
A palavra Corrente é derivada do Latim currere, “correr”. Esta, por sua vez, foi ligada a uma raiz pré-histórica que denotava “movimento rápido”. No Latim, por exemplo,  currus significava “carro puxado por cavalo”.
Corrente está relacionada ainda ao movimento rápido da água ou de qualquer líquido em certa direção: correnteza, por exemplo. E também ao movimento contínuo de pessoas, animais ou coisas num mesmo sentido: como em corrente migratória.

Transição – Seguindo o Fluxo
Para a pesquisadora, vivemos um momento histórico, em que assistimos nascer uma nova consciência, com novos parâmetros, inclusive econômicos e culturais. No portal Fashion Bubbles acompanhamos esse movimento desde 2006, com maior retomada do tema em 2015. Além disso, estamos passando por uma nova Revolução Industrial, baseada em tecnologia e conhecimento.

A pandemia do Coronavírus tem acelerado ainda mais esse processo, podendo se consolidar como um marco histórico, isto é, um divisor de eras em que a nova consciência ganha força em detrimento da antiga.

Assim podemos concluir que as correntes podem refletir a aceleração provocada pela tecnologia e toda esse processo de transição. Ao incorporá-las é como um símbolo de que estamos conectados aos novos tempos, isto é, seguindo a correnteza, acompanhando o fluxo.

2.2.Comunidade, Rede e Ecosistema
Voltando ao significado da palavra Corrente,  temos o  liame composto de anéis ou elos metálicos; cadeia. Corrente pode representar ainda, um grupo de indivíduos que se une por compartilhar características comuns ou compartilhar algo entre seus membros.

Aqui temos um dos aspectos mais interessantes da simbologia da corrente na moda. Para entender melhor o que isso significa, vamos visitar algumas das principais Macrotendências para os próximos anos: Comunidade, rede e ecosistema.
Como explicado antes, o mundo passa por uma enorme transição, velhos códigos e valores já não sustentam a realidade e os novos não se consolidaram.

Logo, temos um momento de grande medo, angústia e caos. O mundo que conhecemos está entrando em colapso, como uma espécie de apocalipse e o novo ainda está líquido, em processo de consolidação. Neste cenário temos apenas dois caminhos: ou ficamos atrelados ao mundo que se desfaz ou apesar de todas as dores e desafios, fazemos nossa transição também.

Entretanto, os desafios serão imensos e se conectar através de elos, explorando assim, conceitos de redes e comunidades, tornará mais fácil essa transição, acelerando o processo e facilitando de encontrar seu espaço nos novos conceitos, inclusive econômicos, tanto na pessoa física, como na jurídica.

2.3.Acorrentado
Mas, nem tudo são flores, e a vida é feita de luz e sombra, positivo e negativo, yin-yang. Com as correntes acontece da mesma forma: elas também podem trazer o conceito de aprisionado, acorrentado.

A palavra acorrentar vem da união de corrente (currere) + A. O prefixo de origem latina A significa afastamento, separação: como nos exemplos abdicar, abster.

Desta forma, podemos estar acorrentados em formas de pensar que já não funcionam mais, o que nos faz ir contra correnteza, e, em muitos aspectos, resistir ao novo, deixando, contudo, de acompanhar o fluxo.

Retrocesso e retorno ao passado
Vemos esse mesmo fenômeno, também no âmbito político, quando surgem movimentos autoritários, que pregam retorno ao passado e valores ultrapassados, como o racismo e desrespeito às minorias.

Outro exemplo bastante revelador, é o desejo de intervenção militar, uma espécie de metáfora da própria prisão em que se está inserido, assim como vontades relacionadas a reviver o passado.

3.Correntes na moda
Assim, manifestando toda essa gama de significados, temos visto referências de correntes das mais variadas formas na moda, seja em estampas, acessórios e movimentos, como parcerias, união em redes e colabs. Nos fazendo concluir que essa tendência permanecerá forte para os próximos anos.

Fontes: Pesquisas e reflexões da pesquisadora Denise PittaFashion BubblesOrigem das palavras Dicio

4.Acessórios com correntes – A tendência da vez
No que depender das próximas temporadas, as correntes são a grande aposta da vez. A Donna, ferramenta que mapeia tendências através do uso de inteligência artificial, identificou esse detalhe em alguns dos principais desfiles da vez.

Mix de tamanhos e materiais variados
De antemão, marcas como Louis Vuitton e Off White estão entre alguns dos grandes nomes investiram na tendência. Na Chanel, as correntes douradas foram misturadas à pérolas e pedrarias. Enquanto isso, Alexander Mcqueen aposta no body chain, que tem tudo para conquistar o street style.

Destaque também para o mix de correntes com pérolas
Já as Pérolas repaginas ficaram ainda mais estilosas no mix com correntes, que vimos tanto no artigo  Brincos Inverno 2020 – 4 tendências da temporada internacional, como nos Acessórios Verão 2021.

Um toque de estilo e personalidade
Antes de mais nada, as correntes se consagram como um detalhe versátil, moderninho e que pode ser adaptado para qualquer estilo. Isso faz, é claro, com que o sucesso nas ruas seja imediato, uma vez que a tendência vem se desenvolvendo há algumas temporadas.

5.Looks com acessórios de correntes
Seja nos brincos, colares, bolsas ou até calçados, as correntes já são uma febre. E como podem ser encontradas em diversas espessuras e estilos, fica fácil combinar.

Dando continuidade, a dica básica é equilibrar, por isso se você optar por um acessório bem poderoso, é legal deixar o destaque do look nele, optando por roupas mais básicas. Entretanto, o contrário também é válido: se o look for chamativo, equilibre com peças mais básicas.

Ao menos, é claro, que você seja daquelas que adora ousar. Nesse caso, vale exagerar e mergulhar de cabeça nessa tendência fortíssima, que deve repercutir ao longo dos próximos anos.

6.Como usar
Look neutro e acessórios poderosos, dá destaque para o colar dourado de correntes e brincos de argola, consequentemente o look fica super estiloso.

Já para a balada, body chain é uma ótima opção.

Acompanhando a tendência, as correntes nos óculos que também voltaram com força total. Veja também: As correntes de óculos estão de volta  + Dicas de como usar.

 

Para finalizar, agora que já conhece um pouco dos significado das correntes na Moda, que tal experimentar e incorporar no visual?

Francieli Hess

Francieli Hess

Francieli Hess é estilista, empresária e produtora de conteúdo especialista em SEO. Atualmente reside na Índia, onde dirige sua marca Hess e atua como consultora internacional de negócios de moda, com foco em inovação e sustentabilidade.
Instagram: @francielihess

Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Share on email
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

Blog da Lu

Quer mais dicas de como empreender e gerenciar seu negócio ?

Loja Virtual

O estilo é algo que levamos a sério

Mais alguma dúvida ?

Mais alguma dúvida ?